Quando Pedro Lovallo convidou para uma lista de 20 melhores filmes dos anos 1980, pensei em fazer os 20, mais 80, repetindo diretores nessa segunda como uma espécie de mapeamento da década segundo meu entendimento (falho ou não). Logo vi que seria uma tarefa impossível de realizar por motivos simples: quanto maior a lista, mais doeria algum esquecimento, e certamente haveria muito mais de um.
No final, fiz só a de 20 mesmo, com uma regra única – filmes que revi por algum motivo nos últimos cinco ou seis anos, não mais que dez, com uma gloriosa exceção: O Rio dos Vagalumes, um dos filmes que me proporcionou a experiência mais marcante quando visto na tela de cinema (Cinesesc), numa Mostra Internacional de São Paulo do início dos anos 1990, e que não tem como rever senão numa cópia em VHS sem legendas alguma (prefiro esperar ou ficar com minha experiência da épóca).
Essa regra explica por que tem poucos filmes franceses, e nenhum de Hong Kong ou de Taiwan, filmografias que descobri e garimpei no início dos anos 2000 e da era dos downloads (salvo os filmes HK de John Woo, que chegou a ser exibido nos cinemas paulistanos nos anos 1990). Certamente uma lista de 100, sem essa regra, teria vários de Hong Kong, mais que de Portugal. Numa de 200, a proporção seria ainda maior.
Eis a lista final enviada para o Pedro na noite de ontem, 13 de julho
(ordem de preferência de hoje, um filme por cineasta)
—————————————————————–
Silvestre (João César Monteiro, 1982)
O Portal do Paraíso (Michael Cimino, 1980)
Kageroza (Seijun Suzuki, 1981)
Honkytonk Man (Clint Eastwood, 1982)
Francisca (Manoel de Oliveira, 1981)
O Rio dos Vagalumes (Eizo Sugawa, 1987)
A Idade da Terra (Glauber Rocha, 1980)
Passion (Jean~Luc Godard, 1982)
Ana (Antonio Reis e Margarida Cordeiro, 1981)
Um Tiro na Noite (Brian De Palma, 1981)
E La Nave Va (Federico Fellini, 1983)
Parceiros da Noite (William Friedkin, 1980)
Touro Indomável (Martin Scorsese, 1980)
O Império do Desejo (Carlos Reichenbach, 1981)
Gêmeos – Mórbida Semelhança (David Cronenberg, 1988)
O Desespero de Veronika Voss (Rainer Werner Fassbinder, 1982)
Mur Murs (Agnès Varda, 1980)
Kagemusha (Akira Kurosawa, 1980)
As Três Coroas do Marinheiro (Raul Ruiz, 1983)
O Morro dos Ventos Uivantes (Kiju Yoshida, 1988)