Dias atrás, Roberto Sadovski organizou todos os longas de Spielberg em sua ordem de preferência, do pior ao melhor. Ontem foi a vez de Gabriel Carneiro. E de Ronald Perrone (a lista menos diferente da minha). Mais gente deve ter feito isso, mas não vi. Para movimentar este blog e respirar um pouco depois do genial Oscar Wilde (que voltará em breve), resolvi brincar também. Só que eu não irei rever os filmes. Vai de memória. Eles gostam muito mais de Spielberg do que eu, afinal. E ainda não vi o último, nem sei quando verei, então minha lista terá 29 longas.
29. Hook
28. A Cor Púrpura
27. Cavalo de Guerra
26. Amistad
25. A Lista de Schindler
24. As Aventuras de Tintin
23. Além da Eternidade
22. Parque dos Dinossauros
21. O Império do Sol
20. Ponte dos Espiões
19. Lincoln
18. O Terminal
17. O Resgate do Soldado Ryan
16. Guerra dos Mundos
15. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
14. Parque dos Dinossauros 2
13. Munique
12. Indiana Jones e o Templo da Perdição
11. Minority Report
10. 1941
09. Prenda-me se For Capaz
08. Louca Escapada
07. E.T.
06. A.I. Inteligência Artificial
05. Tubarão
04. Encurralado
03. Os Caçadores da Arca Perdida
02. Indiana Jones e a Última Cruzada
01. Contatos Imediatos do Terceiro Grau
observações:
– Gostar mesmo, com a boca cheia, só dos seis primeiros. Dos demais, gosto com reservas (7 a 11), gosto com muitas reservas (12 a 16), gosto e desgosto na mesma medida (17 a 25) ou não gosto de jeito nenhum.
– Sim, meu Indiana preferido é o terceiro, a meu ver, aquele em que o tema da ausência do pai, burilado em Contatos Imediatos, volta com maior força.
– Não gostei dessa ideia de colocar os títulos do pior para o melhor. Agora já foi, mas espero me lembrar no futuro de não fazer mais isso.
– Contrariamente a maior parte dos críticos que admiro, vejo algumas qualidades em A Lista de Schindler, o que não anula aquele catártico mergulho final no esterco artístico, infelizmente.
Encurralado é um dos poucos filmes dele que nunca vou cansar de rever, um filme seco, sem firulas, tenso até a última cena.
O Pianista não pisa no esterco como A Lista?
de jeito nenhum.
comente sobre o jurassic 2 na frente do 1,sergio
Não tenho muito o que comentar, Daniel, além do gosto pessoal. Nunca revi nenhum dos filmes. Mas na época lembro que achei o segundo mais disparatado, menos spielberguiano nesse sentido, o que me agradou um pouco.